CAPACITADOS EM QUELIMANE, QUARENTA E NOVE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO DIAGNÓSTICO, MANEJO E TRATAMENTO DA EPILEPSIA E DA NEUROCISTECERCOSE

No âmbito da implementação do estudo sobre aspectos clínicos, laboratoriais e imagiológicos da epilepsia e outros transtornos neuropsiquiátricos, financiado pelo projecto Enhanced Advanced Biomedical Research Training for Mozambique, o MIHER organizou na cidade de Quelimane, de 25 a 27 de Julho do presente ano de 2018, um seminário para a capacitação do pessoal médico e outros profissionais de saúde dos Hospitais Central e Geral de Quelimane, Psiquiátrico de Nampula, pesquisadores do MIHER e da Faculdade de Medicina da UEM, versando aspectos ligados ao diagnóstico, manejo e tratamento da epilepsia e neurocisticercose.

O seminário, teve como facilitadores o Professor Humberto Foyaca-Sibat e a Professora Catedrática Emília Noormahomed, docente da UEM. O Professor Foyaca-Sibat é neurologista e investigador na Universidade de Kwazulu Natal – África do Sul e cientista de renome internacional. Presentemente, é também Chefe do Departamento de Neurologia no Hospital Académico Nelson Mandela da mesma Universidade.

Os conteúdos temáticos abordados neste seminário, para além da parte teórica, incluíram a observação e discussão dos casos clínicos (pacientes objecto de estudo), achados do diagnóstico imagiológico com recurso à Tomografia Axial Computadorizada TAC), assim como análise de resultados de testes laboratoriais imagiológicos de pacientes com epilepsia e outros transtornos neuropsiquiátricos realizados na Faculdade de Medicina da UEM. Adicionalmente, fez-se uma revisão geral sobre a epidemiologia da cisticercose e neurocisticercose no mundo e em Moçambique em particular, tendo-se abordado também, aspectos ligados às vias de transmissão da cisticercose e neurocisticercose, interpretação dos achados da TAC e imunológicos (detecção de antigénios e de anticorpos anti cysticercus), conjugados com os sinais e sintomas clínicos como a epilepsia, dores de cabeça e outros transtornos neuropsiquiátricos.

Os resultados preliminares recolhidos dos pacientes objecto de estudo, indicam que cerca de 30% dos pacientes com epilepsia têm lesões compatíveis e ou sugestivas de neurocisticercose, (infeção parasitária do sistema nervoso central, cérebro e outras estruturas), provocada pela larva da T. solium, o Cysticercus cellulosae.

A Professora Catedrática Emília Noormahomed, Investigadora Principal (PI) e Coordenadora do projecto Enhanced Advanced Biomedical Research Training for Mozambique, dirigindo-se aos participantes na sessão de abertura, enalteceu a importância da investigação para a resolução dos problemas de saúde, assim como a necessidade de o Hospital Central de Quelimane realizar acções desta natureza, para melhor preparar-se não só  para a prestação de cuidados de saúde de qualidade, mas também para realizar investigação científica  de ponta, necessária para responder com eficácia, os problemas de saúde mais prementes da sociedade Moçambicana.

Deixe um comentário