CYSTINET MOÇAMBIQUE FAZ O LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJECTO EM MUGEBA

No dia 28 de Fevereiro, procedeu-se o lançamento do estudo de base comunitária da CYSTINET África -Moçambique, no Posto Administrativo de Mugeba, Distrito de Mocuba, Província da Zambézia. O acto de lançamento foi presidido por Sua Excelência Dr. Abdul Razak, Governador da Província, que contou com presença do Professor Alcido Nguenha, Presidente do MIHER (Mozambique Institute for Health Education and Research), membro do consórcio, do Dr. Óscar Hawad, em representação do Director Provincial de Saúde, Dr. Joaquim Pahare, Administrador do Distrito de Mocuba e, líderes comunitários e religiosos, entre outras personalidades convidadas e população em geral.

A Professora Emília Noormahomed, Investigadora Principal do Projecto, explicou aos presentes o objectivo central do estudo, que é de identificar casos de epilepsia, testar a sua relação com a cysticercosis e tratar. Sublinhou que o projecto representava um marco muito importante na actividade de pesquisa no país, pois vai ajudar a compreender melhor a epidemiologia da cysticercosis / taeniosee da T. solium, com especial ênfase a neurocysticercosis e seus patomecanismos imunológicos relacionados, na província da Zambézia que tem uma prevalência muito elevada de casos de epilepsia.

A Professora Noormahomed clarificou que a neurocysticercosis pode ser contraída a partir de consumo de carne de porco infectada por taenia solium. Por sua vez, o presidente do MIHER, expressou sua satisfação com a receptividade do projecto pela população e pediu maior adesão, pois os resultados do projecto beneficiarão a comunidade, especialmente os afectados pela doença.

O Governador da Zambézia agradeceu ao consórcio do projecto pela escolha da província da Zambézia para o desenvolvimento do estudo, pois vai complementar os esforços do governo de Moçambique, na disponibilização de informação relevante sobre as boas práticas de saúde e nutrição às populações, com vista a promoção do bem-estar físico, emocional e social, de modo a participarem activamente nos processos produtivos.

Deixe um comentário