MIHER E HEALTH4MOZ DISCUTEM EM MAPUTO ÁREAS DE COLABORAÇÃO

Uma delegação da Health4Moz, encabeçada pela Presidente da Comissão Executiva, Prof. Doutora Carla Rêgo, manteve a 20 de Julho em Maputo, um encontro com o MIHER, para conhecimento mútuo e exploração de áreas de colaboração.

 A Health4 MOZ é uma Associação portuguesa de direito privado, sem fins lucrativos. Tem como objectivo, a concepção, execução e apoio de programas e projectos de cooperação para o desenvolvimento e de assistência humanitária em Moçambique nas áreas da saúde, incluindo educação, assistência médica, medicamentosa e alimentar. Desenvolve a sua actividade prioritariamente no âmbito da promoção da saúde da criança e da família.

Assim, as duas partes identificaram, no quadro dos seus objectivos, áreas de interesse comuns e, reconheceram haver potencialidades que, partilhadas, poderão contribuir significativamente para a melhoria das competências e habilidades dos profissionais de saúde, quer para a prática clínica como para a investigação científica em Moçambique.

Foi consensual que as áreas de formação pós-graduada, o intercâmbio de profissionais no treino de não especialistas em ecografias, e apoio a iniciativas de formação que venham a ser identificadas nos próximos meses pela parte moçambicana, seriam as abordadas a curto e médio prazos. Também, foi colocada a possibilidade de intervenção na ortopedia, especificamente no reforço das competências dos clínicos no tratamento do Pé Boto através do Método Ponseti, ao abrigo do Programa Moçambicano de Pé Boto que está a ser implementado pelo MIHER em parceria com o Ministério da Saúde e Cure International.

Neste sentido, as duas partes vão continuar a trabalhar para o desenvolvimento de um plano de acção que indicaráá as formas de intervenção nas áreas já identificadas e conclusão de um acordo de colaboração, provavelmente em Novembro, aquando da próxima visita da Helath4Moz ao nosso pais.

Deixe um comentário