#HIVZambezia

OCBs da Zambézia treinadas para promover medidas de prevenção de HIV e SIDA

Quarenta e sete (47)  organizações de base comunitária na província de Zambézia, cerca de 70 líderes comunitários e religiosos estão a ser capacitados para promover medidas de prevenção do HIV e SIDA numa acção do Conselho Provincial de Combate ao HIV/SIDA com apoio do MIHER – Instituto Moçambicano de Educação e Investigação em Saúde, através do projecto HEPI- Health Professional Partnership Initiative.

A formação abrange sete distritos, tendo já sido capacitadadas organizações comunitárias de base dos distritos de Quelimane, Milange, Mocuba e Namacurra sendo que ainda serão capacitadas organizações baseadas nos distritos de Maganja da Costa e de Pebane.

Para este pacote formativo foram constituídas 2 turmas, em número de 15 cada, em cumprimento ao decreto presidencial no âmbito do estado de emergência condicionado a pandemia do Covid 19 e teve duração de três (3) dias, em cada Distrito.

O treinamento tem como objectivos de, por um lado: doptar as organizações comunitárias de base, líderes comunitários e religiosos dos distritos mencionamos de conhecimentos sobre normas de prevenção, cuidados e tratamento do HIV/SIDA. Por outro lado dinamizar sinergias entre os actores comunitários e clínicos para melhoria da qualidade de prestação de serviços de saúde às pessoas vivendo com HIV/SIDA.

Durante as formações têm sidopromovidas mensagens educativas e correctas sobre HIV/SIDA com vista a aprimoraro conhecimento das OCBs nas temáticas de prevenção e as habilidades de comunicação interpessoal com a comunidade na disseminação de mensagens de prevenção do HIV/SIDA.

São temas de destaques: (i) cuidados e tratamentos do HIV e SIDA e outras doenças crónicas negligenciadas; (ii)geração de demanda aos serviços de saúde em cuidados e tratamento do HIV/SIDA, modelos diferenciados; (iii) Novas Normas Clínicas de tratamento do HIV e SIDA.

Refira-se que o Inquérito de Indicadores de Imunização, Malária e HIV/SIDA em Moçambique (IMASIDA) 2015, indicam que a província da Zambézia conta 15.1% de adultos de 15-49 anos HIV positivos. A prevalência é maior nas mulheres (16,9%) do que nos homens (13,5%). Estes dados demonstram um ligeiro aumento na prevalência entre adultos dos 15-49 anos, comparativamente aos dados de INSIDA de2009.

Deixe um comentário