Perguntas e respostas sobre coronavírus

  1. O que são coronavírus?

Os coronavírus pertencem a uma família de vírus que causam doenças que variam entre as gripes comuns e as doenças respiratórias mais graves, como Pneumonia.

  • Como se transmite o coronavirus?

Coronavírus transmitem-se através de gotas de saliva que se libertam quando tossimos ou espirramos, contacto directo como o toque ou aperto de mão e pelo contacto indirecto através dos objectos ou superfícies contaminadas, seguido do contacto com a boca, nariz e olhos.

  • Quais são os sinais e sintomas?

Febre, tosse seca, secreção nasal, dor de garganta, dor de cabeça, náuseas/vómitos e dificuldade em respirar.

  • 4. Qual o período de incubação da doença?

2 a 14 dias

  • Quais são as medidas de prevenção?

Seguir medidas de higiene básicas, tais como: o Lavar sempre as mãos com água e sabão ou cinza; o Sempre que tossir ou espirrar cubra a boca com o braço dobrado em forma de “V”; o Lavar e cozinhar bem os alimentos; o Lavar com água e sabão os pratos, copos, chávenas e colheres; o Abrir as janelas para maior circulação do ar. Caso tenha viajado para um dos países com casos de Coronavírus deve: Evitar o contacto directo com outras pessoas durante 14 dias e ligar de imediato para o serviço Aló Vida ou PENSA se tiver algum sinal de febre, constipação ou tosse.

  • Qual é o Tratamento?

Não há tratamento específico para a doença. Os sinais e sintomas apresentados devem ser tratados de acordo com a sintomatologia e terapêutica adequada.

  • O que fazer em caso de suspeita?

Se tiver algum sinal de febre, constipação ou tosse evite o contacto directo com outras pessoas e ligue de imediato para o serviço Aló Vida ou PENSA através doa contactos abaixo:

Alo Vida: TMCEL 1490/82149

                  Vodacom 84146

PENSA: *660#

MINISTÉRIO DA SAÚDE O Nosso Maior Valor é a Vida!

Lista-de-Pontos-focais-para-Colheita-e-E.pdf

Deixe um comentário