PESQUISADORES DA UEM ESTUDAM EPIDEMIOLOGIA DA TAENIA SOLIUM CYSTICERCOSIS/TEANIS COM ÊNFASE NOS PATO MECANISMOS IMUNOLÓGICOS RELACIONADOS COM A NEUROCYSTICERCOSIS EM MOCUBA

No âmbito do Projecto Cystinet-Africa, resultante de uma parceria entre instituições de ensino e pesquisa em ciências biomédicas de três (03) países africanos, nomeadamente, Moçambique, Tanzânia e Zâmbia e, a Universidade Técnica de Munique – Alemanha, está em curso um estudo sobre as dinâmicas da transmissão, desenvolvimento e manifestações clínicas das doenças provocas pela T. Solium e T. Cibercas.

Parte da equipa de investigadores do Projecto

O objectivo central desta parceria Norte-Sul é constituir uma rede científica forte, extensiva e multidisciplinar, que possa induzir colaborações sustentáveis que promovam, na academia e na sociedade em geral, o conhecimento e compreensão da complexa relação dessas doenças zoonoticas com a saúde pública e com a economia.

Constituem objectivos específicos do Projecto, o desenvolvimento de ferramentas inovadoras de controlo e diagnostico, avaliações de custo-beneficio, carga da doença e impacto económico, assim como o desenvolvimento de procedimentos harmonizados de gestão e produção de relatórios sobre a matéria.

Em Moçambique, a Professora Catedrática Emília Noormahomed é a Investigadora Principal (PI) e Coordenadora de todo o processo de implementação das actividades, tendo ainda, atribuições de estabelecer parcerias nacionais e internacionais que se afigurem essenciais para o alcance dos objectivos.

O Projecto é financiado pelo Ministério da Educação e Pesquisa da República Federal da Alemanha, em reconhecimento da importância do seu objecto para a Saúde Pública e para a economia dentro e fora da União Europeia e das lacunas ainda prevalecentes na investigação da interacção entre o parasita e o hospedeiro, assim como no diagnóstico, tratamento e pesquisa de vacina.

Deixe um comentário