EM UM ANO, PMP MUDA A VIDA DE 539 CRIANÇAS NASCIDAS COM PÉ BOTO EM MOÇAMBIQUE

PMP MUDA A VIDA DE CRIANÇAS NASCIDAS COM PÉ BOTO

O Programa Moçambicano de Pé boto (PMP), foi estabelecido no país em 2013, numa parceria entre CURE International, o Ministério da Saúde e o MIHER com  seguintes  objectivos principais: (1) criar  condições nas Unidades Sanitárias que permitam o tratamento  efectivo, acessível e apropriado à todas crianças nascidas com o Pé Boto; (2) oferecer formação aos profissionais de saúde e trabalhadores comunitários de saúde, de modo a que os casos de Pé Boto em crianças de tenra idade, sejam identificados e tratados adequadamente, com vista a eliminação do Pé Boto como causa de deficiência permanente em Moçambique. Pé Boto é uma deficiência física congênita, comum em todo o mundo, mas com maior incidência em Países em Vias de Desenvolvimento, ocorrendo entre  1 a 3 em cada 1000 nascimentos. O Pé Boto, não tem ainda uma causa específica conhecida, embora a genética e questões ambientais sejam apontadas como causadoras da deficiência.

Para atingir os objectivos definidos para este programa, foram treinados 18 profissinais de saúde e 6 conselheiros comunitários que, respectivamente,  garantem  o  tratamento do Pé Boto e  sensibilização das mães que se dirigem aos  hospitais. O tratamento do Pé Boto pelo método de Ponsetti, é feito  nesta primeira fase do PMP, nos hosiptais provinciais de Tete, Quelimane e Pemba e nos Hospitais Centrais de Maputo , Beira e Nampula, tendo beneficiado 539 crianças dos 0 aos 2 anos.

carlos funzamoCarlos Funzamo, Coodenador do PMP que falava a margem da apresentação do relatório anual de actividades, disse que os níveis de aderência e o impacto do Progrma nas comunidades são encorajadores, o que leva a se projectar a extensão para as restantes capitais provinciais e distritos que tenham condições básicas aceitáveis. Disse ainda que afigura-se pertinente que outros actores do Sitema Nacional de Saúde, como por exemplo, os Departamento de Saúde da Mulher e da Criança, e de Promoção da Saúde, Organizações Não Governamentais de base comunitária, sejam envolvidos, com vista a massificação da informação sobre a disponibilização do tratamento do pé boto nas unidades sanitárias referenciadas.

Esta publicação também está disponível em: Inglês

Deixe um comentário