O PROGRAMA MOÇAMBICANO DE PÉ BOTO ESTÁ NO BOM CAMINHO

O PROGRAMA MOÇAMBICANO DE PÉ BOTO ESTÁ NO BOM CAMINHOEsta foi a constatação da equipa de Monitoria e Avaliação do Escritório Regional da Cure International, ouvida pela Redacção da página Web do MIHER, no fim da sua uma vista de trabalho de 4 dias a Moçambique. Com efeito, as Senhoras Esperance UWIZEYE e Situmbeko WANGULAWAE, respectivamente, Oficial Clínica Regional e Oficial Regional de Comunicação, visitaram as Clínicas de Pé Boto de Xai- Xai na Província de Gaza, da Cidade de Inhambane e do Hospital Central de Maputo, onde tiveram contacto directo com as mães das crianças em tratamento, com conselheiros e com o pessoal clínico. Visitaram igualmente a sede do MIHER, instituição gestora do Programa, na base da parceria estabelecida entre esta e a Cure International. A  equipa afirmou ter visto pessoal clínico e de aconselhamento motivado e empenhado, mães informadas sobre a existência do programa e uma liderança da instituição gestora comprometida com a causa do pé boto, por isso o programa moçambicano de pé boto está no bom caminho.

“As clínicas estão a fazer o seu trabalho”, disse a Esperance. “As mães estão felizes com o Programa, entretanto, devemos repensar como incentivar as mães que vivem muito longe das clínicas. O país é grande e há muita gente que vive longe das unidades sanitárias que, no geral, estão localizadas em centros urbanos”; Observou.

Situmbeko O PROGRAMA MOÇAMBICANO DE PÉ BOTO ESTÁ NO BOM CAMINHOEntretanto, a Sra Situmbeko sugeriu que o MIHER estudasse a possibilidade de usar outras plataformas de comunicação massiva, nomeadamente o Twitter e o facebock, para a partilha e disseminação de informação atinente ao programa em tempo real.

Finalmente, face ao abandono do gestor nacional do programa, recomendou que o staff seja restabelecido o mais rápido possível, em estreita articulação com o Escritório Regional para África, para garantir a continuidade do programa nos actuais padrões de desempenho.

Deixe um comentário