miher

O Instituto Moçambicano para a educação e pesquisa em saúde (MIHER – Mozambique Institute for Health Education and Research) é um centro de apoio à educação e pesquisa em saúde, criado com o intuito de catalisar e mobilizar recursos para a melhoria da formação de profissionais de saúde, desenvolvimento da  investigação biomédica,  bem como o apoio a programas de saúde.

Trata-se de uma instituição de natureza intelectual, sem fins lucrativos criada em 2011 e que conta para a prossecução das suas actividades com diversas parcerias entre elas Universidades públicas nacionais, regionais e internacionais, instituições governamentais, ONGs e Agências de Cooperação Bilateral.

Um dos pressupostos para a criação do MIHER foi a constatação de que a África subsariana possui uma enorme escassez profissionais de saúde tão necessários para fazer face aos grandes desafios na saúde global e garantir a equidade nos cuidados de saúde às populações.

Na verdade, embora a África possua 24% do peso da doença no mundo, ela tem apenas 3% dos trabalhadores de saúde e menos de 1% dos recursos financeiros mundialmente disponíveis para a saúde. Em geral, 1/3 das vagas disponíveis para docentes nas escolas médicas africanas encontram-se não preenchidas ou os seus docentes têm que suplementar os seus salários de outras formas. Em termos de produção científica apenas 10% dos docentes nas universidades africanas estão envolvidos na investigação. Moçambique não foge à regra, com 2 médicos por cada 100.000 habitantes contrastando com alguns países como os EUA onde o rácio é de 280 médicos para 100.000 habitantes. Do universo de médicos moçambicanos formados entre 1980 e 2006, 25% deixaram o sector público até 2010 e destes 62.4% foram para o sector privado dentro do país.

Assim o MIHER visa complementar os esforços do Governo com vista a apoiar no aumento e melhoria da qualidade dos profissionais de saúde, desenvolvimento da  investigação biomédica e desenvolvimento de estratégias de retenção dos quadros onde eles são mais necessários.

Visão

O MIHER pretende ser uma instituição de  excelência e referência a nível nacional e internacional no âmbito do desenvolvimento de competências nas áreas das ciências biomédicas, educação, acção social e ambiental que garanta a qualidade de serviços prestados e a sustentabilidade das instituições públicas através de: estabelecimento e fortalecimento de colaborações e parcerias cm outras instituições de cariz académico, fortalecimento das capacidades pedagógicas e científicas dos recursos humanos moçambicanos.

Missão

Colaborar com as instituições de formação públicas e privadas na formação de profissionais de saúde, educação e acção social e ambiental, capacitando-os para o desenvolvimento de investigação científica e inovação tecnológica de ponta e conduzir o desenho e implementação de estratégias para a retenção destes profissionais nas instituições públicas, como progressão na carreira, incentivos monetários e materiais entre outros visando a geração de sustentabilidade.

Valores

Excelência, Inovação, Qualidade, Profissionalismo, Transparência, Equidade e Parcerias.

Objectivos

Educação: Estabelecer bases essenciais educacionais e culturais visando a construção de uma comunidade académica e profissional capacitada e mobilizada para execução prática de estratégias de desenvolvimento e de aplicação de conhecimentos visado desenvolvimento humano.

Investigação: Promover e integrar a descoberta, inovação, tradução e disseminação em investigação cientifica nas áreas de saúde, nutrição e segurança alimentar.

Bioinformática: Reconhecer a interdependência entre educação, investigação e informática.

Performance e Excelência: Implementar melhoria contínua do desempenho na área de administração e finanças e criar iniciativas financeiras que visam a sustentabilidade da instituição.

Integração: Conseguir o reconhecimento dos seus pares e da comunidade científica e académica pela concepção e implementação de um modelo inovador de entrega e financiamento dos cuidados visado melhorar a saúde das populações, melhorando a qualidade e reduzindo custos.

Esta publicação também está disponível em: Inglês