Trabalho de pesquisa de campo do MIHER e UEM aumenta assistência medida da Neurocisticercosis

O MIHER – Mozambican Institute for Health and Educational Research (Instituto Moçambicano  para Educação e Pesquisa em Saúde) e a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane conduziram no distrito de Mocuba, província central da Zambézia, uma pesquisa de campo compreensiva sobre Neurocysticercosis.

Como resultado da implementação do estudo, houve aumento de pacientes atentidos em consulta com probloemas epilépticos e outros distúrbios neuropsiquiátricos.

Neurocisticercosis (NCC) é considerada uma das infecções mais comuns que acontecem com o sietema nervosa humano e a maior causa da epilepsia na África Sub-Sahariana.

O estudo foi conduzido por uma equipa multidisciplinar coordenada pela professora Emília Noormamad que colectou dados em Munhiba, Namagoa, Municipio de Mocuba, Murrotone, Muaquiua, Namanjavira, Alto Benfica, Sassamanja e nas localidade de Mugeba.

O estudo espera criar evidências para os fazedores de políticas públicas com vista ao desenvolvimento de estratégias de controlo da Neurocysticercosis em Moçambique. O processo de selecção dos pacientes assistidos durante a realização do estudo de base consitiu em observar aqueles que apresentavam problemas epilépticos ou associados. Os mesmos receberam assistência no Hospital Central de Quelimane onde  se beneficiaram de exames neurológicos.

Depois de assistidos todos os pacientes com problemas epiléticos e outros assiciados, foram feitas prescrições de medicamenntos aquiridos pelos pacientes no mesmo hospital.

Durante o período do estudo de base, figuras políticas a nível provincial e distrital foram envolvidas. A pesquisa de campo auemntou a importância e atenção dos cuidados primários, em todas questões relacionadas com a prevencão da taenia/cysticercosis

Deixe um comentário