EXPANSÃO DE OFERTAS FORMATIVAS CONTINUA A SER UM DESAFIO PARA O SECTOR DE SAÚDE EM MOÇAMBIQUE

A ministra de saúde, Nazira Abdula recebeu em Novembro uma equipa de investigadores do recém-criado programa “Health-Professional Education Partnership Initiative-HEPI” tendo referido os principais desafios do órgão que dirige são a expansão dos campos de formação de especialistas e a fraca eficácia que os mestrados trazem para o sistema.

A ministra expressou a sua esperança de ver o HEPI a dar a sua contribuição para responder a esses desafios no contexto geral das diversas parcerias, salvaguardando o alinhamento com o Plano Estratégico do Ministério do ministério da saúde, tendo reafirmado o seu total apoio ao Programa e aos investigadores na implementação das actividades nele previstos.

O “Health Professional Education Partnership Initiative” é um programa que visa a formação massiva de profissionais de saúde com valências para desenvolver a investigação científica voltada a responder aos problemas de saúde prioritários no país e garantir a continuidade das realizações e lições aprendidas das anteriores Iniciativas de Parceria, nomeadamente, “Medical Education Partnership Initiative (MEPI)” e “Nursing Education Partnership Initiative (NEPI)”.

O objectivo central da audiência foi para além de agradecer o apoio concedido no processo de candidatura aos competitivos fundos do “National Institute of Health” através do “Fogarty International Center”, partilhar as suas linhas programáticas específicas e, receber a necessária orientação estratégica para que este Programa acrescente valor aos esforços do país, na alocação de recursos humanos e materiais onde estes são mais necessários.

Assim, os investigadores informaram que este inovativo e inclusivo Programa será implementado em consórcio com o Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA) e com a Universidade Pedagógica (UP) dado possuírem campos de ensino e aprendizagem fora da capital do país.

Os investigadores por sua vez, asseguraram a ministra que nas suas propostas de projectos, tomam sempre em consideração as políticas e prioridades do país. Manifestaram também, o seu cometimento de continuar a trabalhar para mobilização de sinergias, que permitam o desenvolvimento de pesquisa operacional que possa contribuir para a tomada de decisões baseadas em evidências.

Deixe um comentário