Homenageando o Professor James Hakim, MBChB;Mmed; MmedSci; FRCP;DSc (HC) PGDipH

Membro do Conselho Consultivo Técnico e Científico 

Instituto Moçambicano para Educação e Pesquisa em Saúde (MIHER)

O Instituto Moçambicano para Educação e Pesquisa em Saúde (MIHER) vem por este meio expressar a sua dor e endereçar as mais sentidas condolências à Universidade do Zimbabwe, à família e colegas do Professor James Hakim, que sucumbiu na sua luta contra o Covid-19.

O Professor Hakim foi médico especialista em medicina interna e epidemiologista clínico, que fez a transição de sua carreira durante a pandemia de HIV no Zimbabwe para desenvolver uma experiência extensa e diversificada pesquisa em HIV/AIDS. No seu amplo portfólio consta o desenvolvimento de novos fármacos antirretrovirais para tratamento e prevenção do HIV e das infeções oportunistas e complicações crónicas do HIV/AIDS. Esteve envolvido na pesquisa seminal do HIV através do financiamento e colaboração com MRC-CTU (Reino Unido), NIH (EUA), EDCTP (Europa), Fundação Rockefeller, DIFD, Welcome Trust e outras organizações dedicadas à pesquisa científica.

O Professor James Hakim foi Investigador Principal (PI) de um dos primeiros centros de pesquisa clínica internacional a conduzir ensaios clínicos intervencionais terapêuticos de HIV/AIDS na Universidade do Zimbabwe para a AIDS Clinical Trials Group(ACTG) patrocinada pelo NIH dos EUA, ajudando a  expandir para redes internacionais de ensaios clínicos de HIV no mundo. Ele tem sido uma voz forte representativa para os investigadores africanos e seus pacientes nas prioridades científicas para os ensaios clínicos de ACTG e HIV Prevention Trial Network (HPTN).

O Professor James Hakimfoi PI da iniciativa Zimbabweana do Medical Education Partnership Initiative (MEPI) (2010-2016), presidiu o Conselho dos PIs do MEPI (2014-2015), um consórcio que reúne mais de 60 escolas médicas da África Subsaariana em parceria com universidades americanas. Foi também membro fundador da organização African Forum for Research and Education in Health (AFREhealth) criada em 2016 (cujo acrónimo a ele se deve) com objectivo de desenvolver a educação dos profissionais de saúde e pesquisa científicaem África, compartilhando as melhores práticas para reduzir as disparidades da prestação de serviços de saúde às comunidadesno nosso continente.

É autor / co-autor de mais de 150 artigos, capítulos de livros e comunicações científicas. Foi membro de várias organizações científicas internacionais onde se destacam o “Editorial Board Clinical Infectious Diseases, UNAIDS Advisory Committee, Glasgow HIV Therapy, Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections (CROI) entre outras participações académicas e profissionalizantes de relevo.

Foi com profunda dor, tristeza e descrença que soubemos de sua partida para a eternidade. Não temos outra maneira de lamentar esta tragédia a não ser continuar a trabalhar até ao limite das nossas capacidades na busca e implementação de alternativas seguras e eficazes para o controle da pandemia de COVID-19, bem como de outras doenças emergentes em nossa comunidade e nossos países.

Perdemos um cientista e investigador, educador e académico excelente, profissional talentoso, gentil e bem humorado, um verdadeiro ícone da investigação e educação médica em África.

Esta é uma perda irreparável para a sua família, para o Zimbabwe, para África, para o mundo inteiro e para a comunidade científica e académica moçambicana.

Que sua alma descanse na paz eterna.

Deixe um comentário