Hope Walks realiza formação sobre o pé boto, com vista a aprimorar os conhecimentos sobre o tratamento da deformidade, com recurso ao método de Ponseti.

Formadores e Formandos do Curso Básico e Avançado sobre o pé boto .

 O Mozambique Institute for Health Education and Research (MIHER), através do Programa Hope Walks, em parceria com o Ministério da Saúde (MISAU), promoveu em Maputo,  curso básico e avançado sobre o tratamento do pé boto.

A formação teve a duração de dois dias e foi ministrada pelos Médicos Ortopedistas do Hospital Central de Maputo (HCM), Dr. Peter Matthias, Dr. Barnabé Deuasse e Nelson Ausse.

O curso tinha como objectivo munir os profissionais de saúde, desde Técnicos de Fisioterapia, Ortoprotesia, Enfermagem Geral e Fisioterapeutas, de conhecimentos mais sólidos sobre o tratamento do pé boto, com recurso ao método de Ponseti- método que consiste em manipulação e aplicação do gesso no pé boto.

Além do conhecimento teórico do tratamento do pé boto com uso do método de Ponseti, os formandos foram igualmente submetidos a uma componente prática, na qual, realizaram a técnica de manipulação utilizando modelos de borracha e esqueléticos, incluindo a aplicação de gessos em crianças, a colocação da ortótese e a tenotomia, que é uma cirurgia de curta duração, onde é realizado o corte do tendão de aquiles.

No fim da capacitação, os formandos foram atribuídos certificados de participação como forma de selar mais um ciclo da formação. O Hope Walks é um programa do Mozambique Institute for Health Education and Research (MIHER) em parceria com o Ministério da Saúde. O programa, implementado em Moçambique desde 2013, visa criar condições nas unidades sanitárias para o tratamento efectivo, acessível e apropriado a crianças nascidas com o pé boto. Actualmente, cerca de 4 mil crianças de todo o país beneficiaram do tratamento.

Deixe um comentário