Mensagem de Condolências

Prof. Arquitecto Júlio Carrilho

O Instituto Moçambicano para Educação e Pesquisa em Saúde (MIHER), expressa com muito pesar, as mais sentidas condolências à Professora Catedrática Carla Zanith Carrilho, sua colaboradora e irmão do Prof. Arquitecto Júlio Eduardo Zamith de Franco Carrilho, bem como à sua família , falecido aos 75 anos, vítima de doença.

A sua partida sem regresso, é para nós, uma perca irreparável e deixa um vazio na esfera académica e de investigação, na qual tivemos oportunidade de partilhar visões, percepções e convicções sobre a vida humana e o seu habitat. Nessa perspectiva, , o Prof. Arquitecto Júlio Carrilho dedicou-se à compreensão de abordagens e processos de transformação territorial de matriz orgânica nos espaços urbanos, tendo participado em estudos sobre a sua natureza nas cidades de Maputo, Lichinga e Pemba, bem como trabalhos de campo, visando acções propositivas para a sua regularização em Maputo, Chimoio, Vilanculos, Monapo e Nacala, cujo o epílogo foi a produção de diversos artigos e obras literárias sobre arquitetura, urbanização e planeamento físico.

Participou em estudos da arquitectura popular em Moçambique, com destaque na arquitectura de matriz Swaíli do litoral norte do país, assim como em levantamentos e caracterização de ambientes construídos e edificações de valor patrimonial na Ilha do Ibo, em Maputo e na Beira.

Foi docente  na Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane desde 1993, tendo sido Director Adjunto para a área de investigação e Extensão e, Investigador do Centro de Estudos e Desenvolvimento do Habitat (CEDH). Foi ainda, Director Executivo do Centro de Estudos e Desenvolvimento do Habitat, da mesma Faculdade.

Trabalhou como membro da Comissão Instaladora da Academia de Ciências de Moçambique e, também, do Conselho de Administração da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC). Em 2018, foi Membro da Comissão Instaladora da Ordem dos Arquitectos de Moçambique e, no ano posterior, foi eleito o primeiro Bastonário da mesma Ordem.

Em suma, o Prof. Arquitecto Júlio Carrilho foi um nacionalista e patriota multifacetado, cuja dimensão ultrapassou as fronteiras do país que lhe viu nascer  tendo lecionado também  no programa de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa (III/ CES) da Universidade de Coimbra, desde 2015 e, Consultor no projecto “UNESCOˈs Global Report on Culture and Sustainable Urban development regional survey for Portuguese speaking countries”.

 Prof. Arquitecto Júlio Carrilho!

Estamos profundamente chocados com a sua partida, contudo, eternamente reconhecidos pelo seu contributo na vida académica e do país em geral, que o registou como o Ministro mais novo no Primeiro Governo de Moçambique independente (29 anos).

Impotentes e resignados com a morte, que todos nós esperamos, não nos resta mais nada senão rogar a DEUS que lhe reserve um descanso eterno e em Paz!

Deixe um comentário