MIHER celebra 12 anos de existência

O Mozambique Institute for Health Education and Research (MIHER), realizou no passado dia 17 de Maio do corrente ano, em Maputo, uma gala decelebração dos seus 12 anos de existência. No acto, foram partilhadas as principais realizações e, homenageadas pessoas singulares e colectivas, em reconhecimento do seu papel e empenho na criação da instituição e no desenvolvimento das actividades a que se propôs a realizar, que fê-lo com irrepreensível sucesso, ao longo destes anos.

Entre as actividades desenvolvidas, destaca-se a intensa produção científica que culminou com a publicação de 125 artigos científicos em reputadas revistas internacionais da especialidade e a implementação de programas de desenvolvimento da educação e capacitação institucional, com assinalável impacto no desenvolvimento da educação e práticas médicas, desenvolvimento académico e melhoramento das infraestruturas de apoio à   pesquisa nas instituições parceiras de  ensino e pesquisa em ciências biomédicas do país.

As pessoas singulares e colectivas homenageadas, entre elas membros fundadores e outras distintas figuras do mundo académico, assim como instituições, foram laureadas com galardões e certificados de mérito, entregues pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Daniel Nivagara, convidado de honra da gala.

Ministro de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara entregando o galardão ao Professor Robert Schooley

Estiveram também presentes, como convidados de honra, os Reitores das universidades parceiras, nomeadamente, Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Universidade Pedagógica de Maputo (UPM) e Universidade Save (UniSave), que destacaram a contribuição do MIHER na prossecução dos seus objectivos e expressaram o desejo dessa parceria continuar de forma profícua e assertiva.  

(i) Dr. Abdul Razak Noomahomed ; (ii) Professora Catedratica Emilia Noormahomed ( Investigadora Senior e Membro Fundadora do MIHER)

O MIHER é uma instituição de educação e pesquisa em saúde, com ambição de abarcar, a médio prazo, as áreas do ambiente, género e desenvolvimento, com sólidos indicadores para se tornar numa instituição de referência regional e internacional. Com efeito, é membro fundador da AFREhealth, um Fórum africano de educação e pesquisa em saúde, baseado no Ghana, que tem como objectivo, trabalhar com os ministérios da saúde, instituições de formação e outros stakeholders, para a melhoria da qualidade de prestação de cuidados de saúde em África, através da educação, pesquisa e capacitação institucional.

Nessa qualidade, o MIHER em parceria com a UEM, acolhem o VI Simpósio da AFREhealth, a ter lugar de 1-3 de Agosto do ano em curso, em Maputo.

Deixe um comentário