MIHER estabelece acordos de cooperação

Em representação do MIHER, a  Professora Catedrática Emília Noormahomed, Investigadora Sénior daquela instituição, realizou uma visita de trabalho à Portugal, com o objectivo de estabelecer e reforçar colaborações com instituições de referência naquele país, no desenvolvimento da investigação científica e na formação de profissionais de saúde, especialmente, Médicos.

Professor Filomeno Fortes, Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical- Portugal e Professora Emília Noormahomed, Investigadora Sénior do MIHER- Moçambique

Durante a sua estadia, a Professora visitou a Universidade do Porto, o Hospital São João, a Casa de Saúde, o Instituto Português de Oncologia e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, tendo mantido encontros com as respectivas directorias e com estudantes moçambicanos a frequentarem cursos naquelas instituições.

Entre as matérias discutidas nos encontros em referência, figuram a organização de seminários de apoio aos vários cursos de pós-graduação ministrados na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), incluindo a mentoria dos respectivos estudantes. Destaca-se contudo, o acordo de intenção de estabelecimento, a curto prazo, de um memorando de entendimento entre o MIHER e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, abraçando a troca de Docentes e Investigadores para o apoio aos programas de Pós – Graduação de Moçambique, o treinamento de técnicos de laboratório. 

Doutora Ana Paula, Professor Paulo Medeiros do Instituto Português de Oncologia- Portugal e, Professora Emília Noormahomed do MIHER- Moçambique

Deixe um comentário