OBITUÁRIO: Mensagem dos amigos da Maria Alexandra Fernandes Rodriguez

Querida Xanda!

(como eras carinhosamente tratada pelos familiares e amigos)

Professora Maria Alexandra Rodriguez, que a sua alma descanse em Paz! 1963-2023

Foi um enorme choque para nós, teus amigos, e família de alma, tomar conhecimento da tua partida! Saber que já não estavas connosco e que não poderíamos mais contar contigo, com a tua presença carinhosa e sobretudo humana, a que nos habituaste! Um profundo desespero nos invadiu.

Mas aqui estamos para render-te a última homenagem.

Despedir-se de uma amiga não é uma tarefa fácil: aquela que amamos, a pessoa com quem vivemos momentos agradáveis e também momentos difíceis ​​e com quem crescemos. A pessoa com quem estudamos e nos formamos. A pessoa com quem partilhamos momentos únicos de maternidade e paternidade. A partir daqui, com o maior respeito, temos algumas palavras de despedida. Conhecemos a Xanda, desde há muito, muitos de nós, desde a escola primária. Desde cedo, a sua personalidade curiosa, amiga do seu amigo, inteligente e bondosa se revelou! Toda a sua vida foi uma enorme contribuição para a humanidade, através da formação, de formação de educadores, de pesquisa sobre melhores métodos e melhores curricula na ânsia de contribuir para uma saúde para todos, através de melhores profissionais de saúde.

Toda a sua vida profissional foi dedicada ao ensino, primeiro de Biologia na Escola Secundária, depois de Anatomia na Faculdade de Medicina e por último na Gestão da Educação através da Unizambeze onde foi Directora Pedagógica e na UEM onde foi um dos Pilares e o motor do departamento de Ciências Morfológicas. No MIHER e na UniLurio prestou um grande contributo na criação de cursos de pós-graduação a nível de Mestrado, entre outras.  

O seu percurso foi sempre coroado de êxito e sucesso, tendo-se tornado Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da UEM. A sua insaciável curiosidade levou-a liderar múltiplos projectos de pesquisa a nivel nacional, regional e internacional, contribuindo sempre para responder a questões ligadas à melhoria da qualidade dos métodos de ensino-aprendizagem.

Xanda, amiga, os teus ensinamentos perdurarão, em nós, teus amigos, nos teus estudantes e nos estudantes das próximas gerações, através dos professores que ajudaste a formar.

Agradecemos a Deus o privilégio de te ter conhecido, de ter feito parte da tua caminhada e sobretudo por termos podido contar contigo a qualquer hora Xanda. Mais do que uma amiga e colega, foste como uma verdadeira irmã para nós. Sempre muito bem-disposta, incansável e atenta às preocupações e inquietações que cada um de nós tinha.

Sabias sempre encontrar uma palavra de alento e encorajamento, um gesto, um sorriso, um abraço, um conselho.  Sempre disponível em todas as ocasiões.  E é por isso que sentimos muito por não poder mais te ver. Estamos transtornados, desorientados e abatidos com a tua partida tão precoce, mas fica ciente que perdurarás eternamente nos nossos corações, e nas nossas memórias.

Gostaríamos de ter tido a oportunidade de  nos despedir-mos de ti antes do teu último suspiro de vida, mas esperamos que as nossas palavras cheguem até junto de ti. Nós te amamos querida Xanda e sentiremos muito a tua falta.  Esta despedida é apenas física, teu corpo não está mais vivo, mas a grande lembrança e legado que deixaste em nós e em todas as pessoas que tiveram o privilégio de conhecer-te, perdurará para todo e sempre.

Muito obrigada querida amiga Maria Alexandra Rodrigues, este exemplo de Amiga, Esposa, Mãe, Avó, Profissional e Mulher. Esta é uma perda irreparável para a tua família, para nós os teus amigos, e para a comunidade científica e académica Moçambicana, Africana e do mudo em geral. 

Pois sendo assim, queríamos também aproveitar esta oportunidade para partilhar com a Família e todos aqui presentes, que recebemos também condolências dos nossos amigos e colegas comuns de Universidades nacionais e estrangeiras entre eles os Professores Robert Schooley e Constance Benson, Mike Reid, Deborah Von das Universidades de Califórnia dos EUA,  do Professor Paulo Correia de Sá do ICBAS no Porto e de inúmeros amigos e colegas de várias Universidades Africanas da rede AFREhealth, onde certamente o teu inestimável contributo para a formação de Médicos e de outros Profissionais de Saúde permanecerá como uma marca indelével.

Pedimos a Deus que te acolha no seu seio, que ilumine a tua alma dando-lhe todo o merecido brilho, pois no calar da noite, por ti procuraremos ao mirar a estrela mais brilhante nos céus! Paz, conforto e muita fé á família da Xanda, nossa família também, estamos e estaremos sempre convosco, contem connosco para ultrapassar este e todos os momentos difíceis!

Até sempre Xanda.

Deixe um comentário