Logo MEPI Moçambique

Nome do Projecto: The Universidade Eduardo Mondlane/UCSD Medical Education Partnership Initiative (Surgery Linked Award)
Número do Projecto: R24TW008910
Período: 27/09/2010 – 31/08/2015
Investigador Principal: Professora Catedrática Emilia Noormahomed

Introdução ao Programa MEPI Surgery:

Resultados de vários estudos desenvolvidos em Moçambique, evidenciaram que tanto nas unidades sanitárias urbanas e periféricas como nas comunidades rurais, há uma significativa carga de doenças cirúrgicas. Para dar resposta a essa constatação, no âmbito do programa MEPI, foi concebido um subprojecto (MEPI Surgery) implementado no Hospital Central de Maputo (Departamento de Cirurgia) e nos hospitais rurais de Chokwé, Nhamatanda e Ribáue.

Objectivos:

  • Objectivo Específico 1: Identificar as melhores estratégias para melhoramento das capacidades cirúrgicas de emergência e essenciais em áreas rurais de Moçambique
  • Objectivo Específico 2: Aumento da capacidade de pesquisa científica em cirurgia na Universidade Eduardo Mondlane bem como nas instituições colaboradoras através de formações/treinos e parcerias.

Impactos mais significativos do Programa MEPI Surgery nos últimos 5 anos:

  • Impacto do MEPI Surgery na Capacitação de quadros:
    • Durante o período do projecto, foram oferecidos aos profissionais de saúde, treinos de fortalecimento e aprimoramento de habilidades clínicas relacionados com trauma e queimaduras pediátricas no sul, centro e norte do País. Um total de 103 profissionais de saúde tiveram a oportunidade de participar em palestras didácticas e cenários clínicos, o que facultou o melhoramento da percepção de aspectos relacionados com o tratamento de pacientes com trauma e queimaduras, melhorando o diagnóstico, tratamento e seguimento destes pacientes.
    • Um programa de intercâmbio estabelecido entre a UEM-UCSD que previa visitas de professores e residentes dos Estados Unidos, nomeadamente Universidades Califórnia San Diego, Yale, Darthmonth, Harvard e Vanderbilt, revigorou a cirurgia entre os médicos da UEM, do Sistema Nacional de Saúde afectos em Gaza, Sofala e Nampula e proporcionou um treino clínico adicional que ampliou o conhecimento de técnicas clínicas dos médicos, residentes e técnicos de cirurgia nas áreas de cirurgia pediátrica, especialmente no trauma e queimaduras. Por fim, o departamento de cirurgia adoptou o programa de Firm Chiefs, que irá auxiliar na transferência de conhecimento para os residentes e estudantes de medicina.
  • Impacto do Programa MEPI Surgery na retenção de quadros:
    • Um dos objectivos de longo prazo para Moçambique é treinar e capacitar especialistas em habilidades clínicas para os hospitais fora de Maputo de modo a melhorar o acesso a cuidados médicos, desenvolvimento de pesquisa em áreas prioritárias e oferecer soluções, bem como promover cursos locais para médicos e outros profissionais de saúde. O MEPI Surgery continua a oferecer aos residentes de cirurgia e estudantes de medicina, um treino clínico de qualidade com experiências rurais e mentoria em pesquisa durante o período de residência.
  • Impacto do MEPI Surgery na Pesquisa:
    • Através do MEPI Surgery, foi criada uma sala de e-Learning, similar a desenvolvida no departamento de medicina interna. A sala, está equipada com internet, computadores, impressora e scâner e também tem acesso a livros eletrónicos e físicos.
    • A equipe do MEPI SURGERY direcionou a sua atenção na redução da morbidade e mortalidade por doenças cirúrgicas nas crianças. Por conseguinte, foram desenvolvidos protocolos de diagnóstico e guias práticos para o tratamento de pacientes cirúrgicos pediátricos que está a ser usado pelos os 103 profissionais de saúde que participaram dos cursos em Maputo, Sofala, Gaza e Nampula.
  • Impacto do Programa MEPI Surgery na Sustentabilidade
    • O MEPI surgery ofereceu uma oportunidade única de construção de massa crítica de pesquisadores em cirurgia no entendimento das necessidades cirúrgicas nas comunidades com acesso limitado aos cuidados cirúrgicos. Os resultados das pesquisas indicaram as intervenções que seriam necessárias para o melhoramento dos resultados, assim como o cuidado de queimaduras e trauma nas crianças, de modo a reduzir a morbidade e mortalidade. Em adição, as apresentações e publicações relacionadas com os resultados de inquéritos, a equipe de pesquisa MEPI foi capaz de levar a experiência em pesquisa adquirida em Moçambique e fazer contribuições significativas a políticas de saúde. O Banco Mundial publicou a terceira edição do projecto “Disease Control Priorities”, que aborda as prioridades para alcançar a saúde global. No volume de cirurgia, o capítulo que a carga global de condições cirúrgicas foi coautoria dos PIs do MEPI Surgery, baseados na experiência adquirida com os resultados de pesquisa do MEPI Surgery em Moçambique. Um dos membros da equipe do MEPI-Surgery, foi nomeado ao cargo de Chefe do Programa Nacional de Cirurgia no MISAU, o que vai garantir a continuidade as actividades de pesquisa e formação em colaboração com o Ministério.

Links Relacionados:

Financiadores:

Financiadores MEPI Moçambique