Projecto Cystinet Africa

Nome do Projecto: REDE DE CYSTICERCOSIS DA ÁFRICA SUB-SARIANA
Descrição: Um consórcio de instituições de educação e pesquisa em ciências biomédicas da Alemanha, Moçambique, Tanzânia e Zâmbia, sendo o MIHER e a Universidade Eduardo Mondlane, as instituições implementadoras em Moçambique.
Acrónimo: Cystinet Africa
Período: 2015 – 2020
Investigadora Principal: Professora Catedrática Emília Virgínia Noormahomed

Visão Geral do Projecto

A Cyticircosis/Taeoniosis (TSCT) é uma emergente e negligenciada doença parasitária e zoonótica, causada pela ténia T.solium. A T.solium no seu estágio adulto, causa  taeniosis em humanos e, no estágio de larvas, causa Cysticercosis humana e suína. A Cysticercosis humana, clinicamente, manifesta-se principalmente como neurocysticercosis, a mais comum infecção parasitária do sistema nervoso humano e a mais frequente causa de epilepsia na África Sub-Sariana. Informação sistematizada sobre a prevalência da cysticercosis humana é escassa, especialmente a neurocysticercosis.  A neurocysticercosis é a maior causa de epilepsia adquirida nos países de menor renda, estimando -se que aproximadamente 6 milhões de pessoas sofram dessa doença na Africa Sub-Sariana. Nos países da União Europeia, constitui um factor importante do aumento de doenças relacionadas com a cysticercosis, devido a globalização e as migrações.

A TSCT é prejudicial tanto para a saúde humana como animal e factor de grandes perdas na população suína, que constitue em muitas comunidades, um meio de subsistência.

É objectivo central do projecto, fortalecer os sistemas de saúde dos países envolvidos, onde a TSCT é endémica, de modo a capacitá-los para melhor dectetarem e gerirem os casos, dada as limitações técnicas e ausência de políticas públicas para a gestão de TSCT/NCC, na base de boas práticas.

Em Moçambique, o projecto abarca uma recolha exaustiva de dados de campo numa área altamente endémica do Centro de Moçambique (Mocuba), para a pesquisa da epidemiologia e patomecanismos imunológicos da TSCT / NCC na base de estudo clínico de adultos e crianças.

Links Relacionados:

Financiador:

Financiador Cystinet Africa

Artigos Relacionados