Conselho de Direcção

Prezados leitores da nossa página, distintos parceiros e colaboradores!

A partir deste mês de Maio, passamos a apresentar o perfil (resumé) dos pesquisadores e colaboradores da nossa instituição, para que possam ter ideia do potencial, capacidade e cometimento da equipa de trabalho, da organização e funcionamento da instituição, que a permite enfrentar com sucesso, os desafios decorrentes da prossecução da sua missão, centrada no estabelecimento de parcerias estratégicas e mobilização de recursos para o ensino e investigação em saúde, ambiente e ciências sociais e humanidades.

Nesta primeira edição apresentamos, os resumes dos membros do Conselho de Direcção, órgão colegial deliberativo responsável pela gestão e operacionalização das políticas e estratégias emanadas pela Assembleia Geral. É constituído pelo Presidente, Vice-presidente, Administrador Executivo e quatro directores de áreas programáticas específicas:

 

Alcido Nguenha membro do Conselho de DirecçãoProf. Alcido Nguenha (PRESIDENTE): É Licenciado em Ensino de Filosofia pela Escola Superior de Pedagogia de Gustrow na Alemanha.  Professor e Investigador em Ciências de Educação e Filosofia. É Docente de Ciência Política e Filosofia na Escola Central da Frelimo, Universidade Pedagógica e, Professor convidado na Universidade Eduardo Mondlane. Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Superior Pedagógico e liderou o processo de sua transformação em Universidade Pedagógica, de que, de 1986 a 1992, foi Vice– Reitor. Tem militância político-partidária muito activa, tendo sido eleito Deputado da Assembleia da República na legislatura de 1994 -1999.  De 2001 a 2005, foi Ministro da Educação e, desde 2008 até ao momento, é novamente Deputado da Assembleia da Republica. Exerce funções de Gestão Empresarial, tendo sido de 2009 a 2011, Director Geral da Seacom Moz, Lda .

Foi condecorado pelo Governo de Moçambique com a Medalha “ Ordem Eduardo Mondlane do 3º Grau”. Na arena internacional, é Membro da Associação Mundial de Ciências de Educação, do Grupo de Trabalho de África para a filosofia e Democracia, Membro da Associação para o Desenvolvimento do Bureau de Educação em África. Foi condecorado pelo Governo Francês, com a Medalha “Chevallier Dans l’Ordre des Palmes Academiques”

 

Ana Olga Mocumbi membro do Conselho de DirecçãoProfessora Ana Olga Mocumbi (Vice-Presidente e Directora para o Ensino): MD, PhD, Professora Associada de Cardiologia na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Chefe da Divisão de Doenças Não Transmissíveis no Instituto Nacional de Saúde (INS) e Editora da Revista Moçambicana de Ciências de Saúde. É cardiologista com particular interesse de pesquisa em doenças cardiovasculares negligenciadas, tendo como principais linhas de investigação cardiopatias, cardiopatias infecciosas e doença cardiovascular na mulher. Foi Directora de Investigação no Instituto do Coração (ICOR), Presidente do Colégio de Cardiologia da Ordem dos Médicos de Moçambique, Vice-Presidente da Associação dos Médicos de Moçambique. É Investigadora Principal em vários projectos de pesquisa científica e capacitação institucional na UEM e INS, através dos quais orienta e supervisiona teses de pós-graduação para grau de Mestrado e Doutoramento nessas instituições. É membro de várias sociedades e associações nacionais e internacionais, destacando-se a PanAfrican Society of Cardiology, European Society of Cardiology, World Herat Federation e South African Heart Association. É actualmente Vice-Presidnete da Sociedade Pan-Africana de Cardiologia, membro do Comité Cientifico da World Heart Federation e Líder da Comissão do The Lancet para Doenças Não Transmissíveis associadas à Pobreza.

 

Emilia Noormahomed membro do Conselho de DirecçãoProfessora Catedrática Emília Virgínia Noormahomed (Directora de Planificação e Cooperação): MD, PhD, Professora Catedrática em Parasitologia Humana pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Entre 2008 a 2011 foi docente convidada na Universidade de Granada-Espanha onde leccionou tópicos do Mestrado em Cooperação e Desenvolvimento. Suas principais linhas de pesquisa assentam nos estudos clínicos epidemiológicos e no desenvolvimento de ferramentas laboratoriais para o diagnóstico de enfermidades tropicais sobretudo as negligenciadas, malária e co-infecção pelo HIV. Após assumir o cargo de Directora da Faculdade de Medicina da UEM entre 2002-2006, passou a ter interesse especial pela educação médica, dedicando-se actualmente, também, ao desenvolvimento de modelos inovadores para a formação pré e pós graduada de profissionais de saúde, bem como no fortalecimento da investigação no país e na região Africana. Foi Vice Reitora Académica na Universidade Lúrio entre 2015-2016 onde estava igualmente como Professora Convidada, tendo coordenado a criação dos primeiros Curso de Mestrado nesta Universidade em 2013. Entre 2012 a 2104 assumiu sucessivamente a Vice-presidência e Presidência do Conselho de Universidades da rede “Medical Education Partnership Initiative”, congregando mais de 60 Universidades africanas, Americanas e Europeias. É membro de várias sociedades internacionais entre a International Society for Neglected Tropical Diseases, a Sociedade Brazileira de Medicina Tropical e ao Consortia of Universities for Global Health.

 

Professora Carla Carrilho (Directora para a Investigação): MD, PhD, Professora  Associada de Patologia da UEM e médica especialista em Anatomia Patológica. Desde 2003 é Directora do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Central de Maputo. No período de 2007-2012 foi Directora do primeiro curso de licenciatura em Anatomia Patológica do Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA) e assumiu o Cargo de Directora do Programa Nacional de Anatomia Patológica no Ministério da Saúde (MISAU) de 2008-2013.É membro fundador do Colégio Moçambicano de Anatomia Patológica, tendo sido secretária executiva do mesmo (2009-2015) e onde se mantém desde a sua criação como Directora do programa de residência médica em Anatomia Patológica.Extensa actividade de pesquisa com particular interesse na área do Cancro, Papilomavírus humano(HPV) e patologia de autópsia. Colabora em projectos de investigação com vários parceiros internacionais. É membro de várias Sociedades e Associações nacionais e internacionais, destacando-se a European Society of Cancer Research, African Strategies for Advancing Pathology Group, Associação Portuguesa de Investigação Cientifica (ASPIC), Associação Moçambicana de Luta Contra o Cancro e Academia de Ciências de Moçambique.