Tratamento de pé boto abrange 3197 crianças – Jornal Notícias (03.06.2020)

Pelo menos 3197 pessoas de todo país receberam tratamento gratuíto contra a doença do pé boto, uma má formação congénita em que a criança nasce com um pé torcido, dificultando a sua locomoção.

O tratamento está inserido no programa Moçambicano do Pé boto gerido pela Hope Walks e implementado numa parceria com o Ministério da Saúde e o MIHER – Instituto Moçambicano de Educação e Pesquisa em Saúde, implementado em Moçambique desde 2013.

O programa visa criar condições nas unidades sanitárias para o tratamento efectivo, acessível e apropriado a todas as crianças nascidas com o pé boto, bem como a formação dos profissionais e trabalhadores comunitários de saúde para identificar doenças a nascença ou em menores de tenra idade, e constitu uma das causas de deficiência em Moçambique, de acordo com Barnabé Dauasse, médico especialista ligado a iniciativa.

Dauasse que falava por ocaisião do Dia Mundial do Pé Boto que hoje se assinala, disse que inicialmente o programa cobria as províncias de Maputo, Sofala, Tete, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado, mas agora está em todo país. “Começamos por trabalhar em seis províncias, numa primeira fase, mas agora abrimos unidades de tratamento também em Gaza, Inhambane, Manica e Niassa, possibilitando que crianças com este problema não precisem sair da província para ter este tratamento” disse o especialista.

Menino recuperado do pe boto em Maputo

O pé boto é uma deficiência física congénita, comum em todo mundo, mas com maior incidência em países em vias de desenvolvimento, ocorrendo entre 1 e 3 em cada mil nascimentos. Para a maioria dos casos, não há nenhuma causa conhecida, mas supõe-se que derrivam de causas genéticas e ambientais, podendo ser corrigido quando tratado nos primeiros anos de vida.

Deixe um comentário