PROF. LEONARDO DE MOURA ORIENTA FORMAÇÃO SOBRE REDACÇÃO CIENTÍFICA

No âmbProf. Leonardo de Mouraito da parceria existente entre a Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), a Universidade Federal da Baia (Brasil) e a Universidade de Califórnia San Diego (EUA) para a implementação do Projecto EABRTM, cujo objectivo é a implantação em Moçambique, de uma estrutura de formação e pesquisa em ciências biomédicas, para servir de suporte ao ensino nos níveis de Mestrado e Doutoramento, o MIHER, instituição responsável pela gestão e coordenação das actividades do Projecto, convidou o Prof. Leonardo José de Moura Carvalho, Pesquisador Titular do Laboratório de Pesquisa em Malária do Instituto Osvaldo Cruz do Brasil, para orientar a referida formação, dirigida à pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

O Prof. Leonardo de Moura Carvalho considera que a pesquisa científica terá a utilidade que se espera dela na busca de soluções para os problemas que as pessoas, os países e humanidade em geral enfrentam, no caso concreto de saúde, se os seus resultados forem divulgados e disseminados em canais apropriados, nomeadamente, em Revistas Científicas Especializadas. Por isso, sublinha a importância do curso, na medida em que, vai munir aos participantes com técnicas e habilidades necessárias para redigirem da melhor maneira possível os seus trabalhos.

O curso que decorreu nas instalações da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), teve 13 participantes, entre médicos e pesquisadores do Hospital Central de Maputo, docentes e investigadores da instituição anfitriã e do Instituto Nacional de Saúde.

Para além de orientar essa acção de formação, o Prof. Leonardo de Moura Carvalho discutiu com Docentes da Faculdade de Medicina, Investigadores do MIHER do Hospital Central de Maputo, os aspectos patogénicos e terapêuticos do projecto de pesquisa em Malária Cerebral, ora na forja, tendo considerado haver infraestrutura e capacidade humana para que o projecto avance. Neste sentido, foi posta a possibilidade de incorporar no Projecto, outras abordagens da Malária, como a prevenção.

Esta publicação também está disponível em: Inglês

Deixe um comentário