MIHER lança projecto “Cores para Salvar o Coração”

O Instituto Moçambicano para a Educação e Pesquisa em Saúde (MIHER) em parceria com o Instituto Nacional de saúde (INS), lançou em Maputo, o Programa contra a febre reumática, denominada “Cores para Salvar o Coração”.

Prof. Alcido Nguenha, Presidente do MIHER, Prof. Doutora Ana Olga Mocumbi, Investigadora Principal do Programa em Moçambique e Professor Fausto Pinto, Presidente da Federação Mundial do Coração.

O Presidente da Federação Mundial do Coração, Fausto Pinto, que veio a Maputo para testemunhar o acto, explicou que o principal objectivo do programa é minimizar o impacto da febre reumática, uma doença decorrente de uma infecção de garganta e que pode afectar as articulações, o coração e o cérebro.

Segundo a Directora Nacional do programa, Ana Olga Mocumbi, para além da educação sanitária, o programa comporta actividades de melhoria de cuidados de saúde e também, actividades de pesquisa. Pretende-se igualmente, abranger 60.000 crianças com a componente da educação sanitária, incluindo a formação de 600 professores e cerca de 90 profissionais de saúde.

 O Instituto Moçambicano para a Educação e Pesquisa em Saúde (MIHER) em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde (INS), foi distinguido com um galardão de mérito, pela Organização Mundial do Coração, em reconhecimento ao trabalho realizado no despiste e tratamento médico a crianças com febre reumática no país. (M)

Deixe um comentário