Professora Emília Noormahomed conta o seu percurso de vida e académico no programa televisivo “Falar de Mim” da STV

A proeminente Investigadora Sénior do MIHER, Emília Noormahomed, foi a convidada especial do programa “Falar de Mim” da STV, onde partilhou pormenores fascinantes do seu percurso, desde o nascimento até às conquistas académicas e profissionais, que a tornaram a primeira mulher em Moçambique, a atingir o grau de Professora Catedrática na área de Medicina.

Ao longo do programa, Noormahomed revelou que a sua inspiração para seguir a carreira médica, surgiu de seus pais. O pai, enfermeiro de profissão e formador de profissionais de saúde e, sua mãe, também envolvida na área da saúde, solidificaram o seu fascínio pela área de medicina.

A docente e investigadora partilhou detalhes marcantes da sua carreira, destacando o período que foi Directora da Faculdade de Medicina da UEM, entre 2002 e 2006. Também, a sua passagem pela Universidade de Granada, na Espanha, como Professora convidada, leccionando tópicos de Mestrado em Cooperação e Desenvolvimento.

As actividades de pesquisa da Professora Noormahomed, concentram-se em estudos clínicos epidemiológicos e no desenvolvimento de ferramentas laboratoriais para o diagnóstico de doenças tropicais, com foco especial para a malária e HIV, reflectindo o seu interesse e intervenção nos desafios da saúde global.

A participação de Emília Noormahomed no “Falar de Mim”, a nosso ver, não é apenas uma questão de reconhecimento do seu trabalho, mas sobretudo, um factor de inspiração para as futuras gerações, especialmente mulheres, que procuram trilhar os caminhos da pesquisa e investigação científica em Moçambique. Por isso, o MIHER com toda vénia à produção do programa, partilha essa história de vida com os leitores e seguidores da sua página de internet:

https://play.stv.co.mz/com-yumaina-mussane/c/0/i/77553287/video-20064

Deixe um comentário