PROGRAMA PÉ BOTO PARA TODAS PROVÍNCIAS?

PROGRAMA PÉ BOTO PARA TODAS PROVÍNCIAS?

No passado dia 31 de Julho, decorreu em Maputo o simpósio do Programa Pé Boto, que juntou na mesma sala, 32 profissionais de saúde entre Médicos e Técnicos Ortopedistas, Conselheiros Comunitário e Gestores de Organizações da Sociedade Civil cujo objecto da sua actuação se centra na saúde e na criança.

programa pé botoO objectivo central da reunião foi de partilhar experiências, avaliar o impacto do Programa junto das comunidades e reforçar as linhas gerais de orientação, para uma atuação mais consentânea. A esse propósito, o Director Nacional de Assistência Médica do MISAU, Dr Ussene Issi, que procedeu a abertura do encontro, disse que o programa tem contribuído de forma significativa na materialização dos planos gerais de assistência sanitária às populações, plasmados no Programa do Governo. Por conseguinte, mostrou-se satifeito com os resultados alcançados, tendo recomendado que os parceiros neste Programa, nomeadamente, o MISAU, o MIHER e a CURE INTERNATIONAL reforcem sinergias com vista à extensão do mesmo para as províncias do país ainda não abrangidas. O Programa Pé Boto é implementado desde 2013, nas províncias de Maputo Cidade, Tete, Sofala, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado, tendo tratado 710 crianças.

Neste simpósio, os participantes aprofundaram os seus conhecimentos sobre o Pé Boto, as suas causas, tratamento e prevenção, bem como analisaram a componente psico-social dessa deficiência da congénita.

No decurso do encontro, os participantes identificaram dois (02) aspectos a serem melhorados, nomeadamente, a qualidade de informação a ser canalizada aos órgãos centrais de decisão e a sensibilização comunitária, de modo a que, mais pais levem as crianças portadoras de Pé Boto às Unidades Sanitária mais cedo quanto possível.

Esta publicação também está disponível em: Inglês

Deixe um comentário