MOÇAMBIQUE PREPARA-SE PARA PARTICIPAR DO SIMPÓSIO DO MEPI/NEPI 2016

Treze instituições de pesquisa e ensino em ciências biomédicaMEPI/NEPIs de doze países da África Sub Sahariana, em colaboração com instituições congéneres dos Estados Unidos, vinham desde 2010, implementando o MEPI (Medical Education Partnership Initiative), um Programa de cinco anos, financiado pelo governo americano através do PEPFAR e outros parceiros, que visava desenvolver, expandir e melhorar os modelos de educação médica nesses países.

 O Programa, cujo objectivo central era de ajudar os países da sub-região a formar mais profissionais de saúde, fortalecer os seus sistemas de educação médica e implantar uma capacidade clínica e de pesquisa científica, como parte da estratégia de combate ao HIV SIDA e outras doenças endémicas, de modo a que contribuíssem para a melhoria dos cuidados de saúde a prestar às populações.

Contudo, embora o Programa tenha registado assinaláveis ganhos para as instituições de pesquisa e educação médica, para os Sistemas Nacionais de Saúde dos países envolvidos, os ganhos não foram significativos. Esta foi uma constatação do próprio MEPI, através de pesquisa operacional. Porém, para se atingir esse desiderato, os parceiros concluíram que o Programa deve continuar mas, sendo extensivo à classe profissional de Enfermagem. É nesse sentido que surge o NEPI (Nurses Education Partnership Initiative).

Portanto, é no contexto da conjugação de sinergias para a busca de soluções para os problemas de saúde que ainda prevalecem na sub-região africana, na base de evidências científicas, que o MEPI e o NEPI organizam o Simpósio MEPI/NEPI 2016, um importante encontro de profissionais de saúde, a ter lugar de 02 a 04 de Agosto em Nairobi – Quénia.

Moçambique vai participar do encontro com uma delegação de 11 pessoas, entre professores, pesquisadores, gestores e clínicos do HCM, UEM, UniLúrio, MIHER e INS, que apresentarão temas científicos inovadores, tais como, “O Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Formação de Profissionais de Saúde em Moçambique”; “Avaliação dos Cuidados Cirúrgicos em Moçambique usando Métricas Cirúrgicas da OMS”, cujos abstracts já foram submetidos.

O objectivo do Simpósio é de promover a formação de profissionais de saúde, a coordenação entre os Sistemas de Saúde dos países com as outras iniciativas.

Deixe um comentário