Mais de trezentos profissionais de saúde em Moçambique participaram no WEBINAR organizado pelo MIHER sobre o Tratamento de Doentes Hospitalizados com COVID-19

Mais de trezentos (300) profissionais de saúde, médicos, enfermeiros participaram no dia 11 de Fevereiro de 2021 no WEBINAR sobre “Tratamento Anti-Viral E Anti-Inflamatório de Pacientes Hospitalizados com COVID-19: Lições Aprendidas e Estado de Arte” organizado pelo Instituto Moçambicano de Educação e Pesquisa em Saúde (MIHER) no âmbito do Programa HEPI: “Health-ProfessionalEducation Partership” Initiative nr.R25TW011216.

O Programa HEPI, implementado pelo MIHER é uma parceria entre a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Universidade de Califórnia San Diego (UCSD), sendo que este WEBINAR enquadra-se no âmbito da prevenção e tratamento da infecção do SARS-COV-2.

A sessão foi virtual, através da palaforma Zoom e teve como oradora a Professora  Caderática Constance Benson, Médica e Professora de Medicina e Saúde Pública na Universidade de Califórnia San Diego, sendo a primeira dentre várias sessões a serem realizadas este ano com o objectivo de capacitar e promover sessões de refrescamento para médicos e outros profissionais de saúde, incluindo cientistas e investigadores.

Durante duas (2) horas  a palestrante apresentou uma breve atualização epidemiológica e uma visão geral do Remdesivir (um medicamento com ação anti-retroviral contra o novo coronavírus) e dissertado sobre vários ensaios clínicos do  tratamento anti-viral do paciente com Covid-19 quer no doente hospitalizado quer no  ambulatório.

Recorde-se que o Instituto Moçambicano de Educação e Pesquisa em Saúde em parceria com a Fundação GILEAD, entidade filantrópica e a Universidade de Califórnia San Diego doou Remdesivir (Remidia) ao Ministério da Saúde de Moçambique na primeira semana deste mês para apoiar no tratamento dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate a COVID-19 que eventualmente forem infectados.

MIHER tem organizado Webinars e treinamentos abertos para todos os profissionais de saúde, incluindo cientistas e pesquisadores. Para mais detalhes e informação siga a nossa página web www.miher.org; e redes sociais: https://web.facebook.com/mihermozambique.

Para mais detalhes sobre o tema apresentado pela Prof. Constance Benson encontre sua apresentação em http://webclass.miher.org/#

Benson_COVID-19-Treatment-Update-and-Lessons-Learned_Mozambique-2-11-2021-1

_____________________________________________________________________________

Bio-resumo da Professora Constance Benson

A Professora Constance Benson é especialista em Medicina em Doenças Infeciosas na Universidade da Califórnia, San Diego.

Foi Vice-Presidente e, em seguida, Investigadora Principal e Presidente da Rede de Grupos de Ensaios Clínicos NIH/NIAID AIDS entre 1995 e 2010, supervisionando a expansão dessa rede para se tornar a principal rede internacional de investigação terapêutica multicêntrica do mundo.  Actualmente é investigadora principal da Unidade de Ensaios Clínicos HIV/SIDA do Departamento de Medicina da UC San Diego e Diretora do Centro de Investigação Antiviral da UC San Diego (AVRC).

Mais recentemente, a sua investigação centrou-se no tratamento e prevenção da tuberculose associada ao HIV, no desenvolvimento de ensaios rápidos de diagnóstico de ponto de cuidados para configurações limitadas de recursos e no desenvolvimento de novos fármacos antirretrovirais.

As suas contribuições para o campo do HIV/SIDA são numerosas. Até à data, publicou mais de 220 manuscritos originais, críticas convidadas e capítulos de livros. Juntamente com Professor Robert Schooley foram os principais mentores do MEPI MIHER/UEM e UCSD.

Deixe um comentário