UEM passa a oferecer Mestrado em Biociências

O Conselho Universitário da Universidade Eduardo Mondlane aprovou recentemente o currículo do curso de mestrado em Biociências concebido para aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento e o potencial dos organismos vivos e suas componentes celulares ou moleculares.

A aprovação deste curso é resultado da implementação do projecto “ Enhanced Advanced Biomedical Research Training for Mozambique”, abreviamente designado por D43 cujo objectivo é alavancar o conhecimento dos médicos e cientistas moçambicanos baseados na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), no Hospital Central de Maputo (HCM) e no Instituto Nacional de Saúde (INS), de modo a que essas instituições se tornem o alicerce da formação avançada em investigação biomédica e bio-social em Moçambique.

Implementado pelo MIHER (Instituto Moçambicano para a Pesquisa e Educação em Saúde) e financiado pela Fogart International Center, este projecto tem como um dos pilares, o desenvolvimento curricular para os níveis de Mestrado e Doutoramento em Bio e Neurociências, com foco em Doenças Crónicas, Parasitologia, Microbiologia, Nutrição Clínica e Imunologia.

Assim, a criação do curso de mestrado em Biociências na Universidade Eduardo Mondlane é na perspectiva do MIHER um passo rumo a edificação desta infra-estrutura de pesquisa em saúde que se pretende construir em Moçambique.

O mestrado visa gerar conhecimentos técnicos e científicos, desenvolver habilidades e também assumir atitudes e valores para responder aos desafios que se lhe apresentarem dentro das diferentes áreas de concentração de conhecimento que este curso pretende oferecer.

O Mestrado está desenhado para formar  profissionais capazes de desenvolver actividades de docência e investigação, e de integrarem equipas multidisciplinares, transdisciplinares, académicas e profissionais.

Este programa oferece uma formação integral que, assegurando o respeito pela ética profissional e científica, promove as habilidades de identificação e proposta de resolução de problemas fundamentais na área das Biociências.

Deixe um comentário