MIHER promove ciclo de palestras sobre  “A Pessoa Humana -Diálogo efectivo entre o Profissional de saúde e o paciente, meio caminho para a cura” proferida por Raúl Inhambe

Raúl Inhambe, dirigiu a palestra intitulada “A pessoa humana -diálogo efectivo entre o profissional de saúde e o paciente, meio caminho para a cura”,  aos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane e do Instituto de Ciências de Saúde do Infulene, na Cidade de Maputo, em Junho de 2022. O evento foi organizado pelo MIHER, ao abrigo do programa HEPI (Health- Professionals Education Partnership Initiative).

Prof. Raúl Inhambe

Partindo do pressuposto que a pessoa humana é o objecto de trabalho do profissional de saúde e, ele mesmo é pessoa humana, o foco do palestrante nesta sua interação com os futuros profissionais de saúde, foi baseado na relação entre o humanismo, a ética e a deontologia profissional, valores e presupostos que devem nortear o profissional de saúde, no atendimento e tratamento dos seus pacientes.

O palestrante reiterou na sua locução que “a academia é a voz da sociedade, que serve de motor para transformar as situações de injustiça nos diferentes sectores”.

Raul Inhambe é graduado em Enfermagem em 1966 e frequentou Pedagogia Aplicada ao Ensino de Enfermagem na Universidade de Cardif, em 1986 no Reino Unido. Em 1992, foi Secretário Executivo da Comissão Episcopal para a Pastoral de Saúde em Moçambique. Actualmente, é Escritor, tendo publicado as obras: “Valor da Pessoa Humana”, em 2008, “Pessoa Humana, quem és tu?”, em 2020 e recentemente, “Dignificação da Pessoa Humana e o Profissional de Saúde”.  

Docentes e estudantes do Instituto de Ciências de Saúde

Deixe um comentário