PROF. ANA OLGA MOCUMBI NO LANÇAMENTO DA ESTRATÉGIA PEN PLUS DA PARCERIA GLOBAL PARA O COMBATE DE DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS ASSOCIADAS À PROBREZA

Prof. Doutora Ana Olga Mocumbi, Investigadora Senior do MIHER

O recente evento da Parceria Global para o Combate de Doenças Não Transmissíveis (DTN) reuniu líderes nacionais dos programas PEN-Plus, líderes políticos, especialistas em prestação de cuidados de saúde, pessoas que vivem com DNT e representantes de alto nível de organizações bilaterais e multilaterais, na sede do UNICEF em Nova York, a 15 de Setembro de 2022. O evento tinha como objectivos,  (1) apoiar a implementação de soluções PEN-Plus, uma estratégia de prestação de serviços integrados de cuidados á crónicos para diabetes tipo 1, doença falciforme, doenças reumáticas e cardíacas congénitas e outras DNTs graves, em hospitais de nível primário nas áreas rurais em situação de extrema pobreza nos países de baixa e média renda; (2) mobilizar compromissos e recursos financeiros, de todo o setor de desenvolvimento global, para tornar o tratamento de DNTs graves mais acessível nas populações mais pobres e vulneráveis de todo o mundo.

A Prof. Mocumbi na sua intervenção, destacou o impacto do PEN-Plus nas comunidades rurais de Países de rendimento baixo e médio, e o forte compromisso dos principais membros fundadores da Parceria PEN-Plus, que inclui a UNICEF, a OMS – AFRO e o Helmsley Charitable Trust, cujo apoio tem permitido uma assinalável dinâmica na implementação e expansão do PEN-Plus, nos últimos dois anos.

Participaram do evento, mais de 60 representantes das principais instituições globais de políticas de saúde, técnicos de advocacia e financiamento de programas de saúde.

Um importante ganho alcançado nesta reunião, é que Moçambique pode ser anfitrião de dois importantes eventos que estão a ser planeados para Março de 2023, nomeadamente, a visita de importantes parceiros de financiamento do PEN-Plus e da NCDI Poverty Network, assim como uma reunião da Global Practice Managers do Banco Mundial.

Deixe um comentário